Parlamento Jovem: Estudantes de Valadares dão o primeiro passo na política
Câmara Municipal de Governador Valadares lança Parlamento Jovem
Publicado em 31/03/2025 18:39
A Câmara Municipal de Governador Valadares abriu as portas para o futuro nesta segunda-feira (31) ao lançar oficialmente o Parlamento Jovem 2025. O evento reuniu estudantes de cinco escolas de ensino médio da cidade, dando início a uma jornada que promete despertar o interesse dos jovens pela política e pela participação cidadã. Esse ano o tema "Juventude e Direitos Culturais" tem a finalidade de incentivar os estudantes a refletirem sobre o papel da cultura na construção da identidade e na criação de políticas públicas.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Alê Ferraz, agradeceu a presença dos participantes e ressaltou que o programa é uma oportunidade para os jovens do interior debaterem mais sobre cidadania, democracia e formular propostas que solucionem os problemas coletivos. "Mas isso só é possível por que as escolas estão aqui hoje, por que aceitaram participar dessa importante iniciativa", disse o presidente.
Uma das coordenadoras do projeto, a servidora Elcyone Silva, destacou a importância do tema abordado esse ano, 'Juventude e Direitos Culturais'. "É uma pauta essencial para o presente e o futuro dos jovens, pois cultura não é apenas arte e entretenimento, ela é identidade, pertencimento e um direito fundamental que deve ser garantido a todos".
Ela lembrou ainda que "valorizar a cultura jovem significa abrir espaço para expressões diversas, para a criatividade e a participação ativa na construção de uma sociedade justa e democrática", completou.
O prefeito Coronel Sandro marcou presença no lançamento do Parlamento Jovem e deixou uma mensagem de reflexão sobre o tema 'juventude e direitos culturais': "a busca de direitos é importantíssima na nossa sociedade, mas vocês mais jovens, que estão hoje no banco das escolas, saibam que não há direito dissociado de um dever ou uma obrigação inerente. Se alguém disser que vocês só têm direitos na vida, estarão enganando vocês. Porque quem não cumpre seu dever, não cumpre sua obrigação, não se legitima para reivindicar o seu direito", frisou.
Início
O Parlamento Jovem ocorre na Câmara Municipal desde 2023, proposta pela vereadora Gilsa Santos. Porém, só agora, na gestão do presidente Alê Ferraz, o projeto conseguiu o apoio institucional do Legislativo, que firmou parceria com a ALMG - desenvolvedora do programa no estado, com o apoio da PUC Minas.
Para a vereadora é gratificante ver o avanço do programa: "batalhei por esse projeto por entender que a educação é libertadora, capaz de transformar a vida das pessoas. Quem teve a oportunidade e apoio para estudar ocupou um lugar diferente na sociedade, e eu estou aqui também por esse caminho", declarou.
Segundo ela, o parlamento jovem tem a finalidade de diminuir o abismo entre a educação e o poder público. "Então lutei para conectar esses lugares, pois percebi que o papel da Câmara era pouco difundido no meio mais jovem. E quando a gente fala em 'juventude e direitos culturais', estamos falando de jovens que estão produzindo cultura o tempo todo. Quem está na escola, na educação básica, percebe que os meninos estão em seus cantos, tribos e guetos, produzindo cultura e conhecimento para além da formalidade. E eles precisam de conhecimento para saber quando estão produzindo cultura", finalizou Gilsa.
O Parlamento Jovem é um programa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com Câmaras Municipais, incluindo, agora, a de Governador Valadares. Com o pontapé inicial dado, os estudantes se preparam para os próximos encontros, onde terão espaço para discutir, aprender e propor ideias que podem transformar a realidade local, regional e estadual.
Participaram do lançamento as escolas estaduais Professor Nelson de Sena, Professora Theolinda de Souza Carmo, Pedro Ribeiro Cavalcante Filho e as particulares Colégio Ibituruna e Colégio Presbiteriano.
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (AICS)