O Brasão e sua simbologia
Escudo Romano que tem em cima um coroa em muralha de oito torres de prata, em campo azul, cortado por faixa em ondas de prata; acima das ondas, três bastões de ouro, e abaixo delas uma busina de caça, estilo boiadeiro de ouro. Bordadura de prata carregada de oito pedras lapidadas...
Publicado em 11/09/2018 13:36
Escudo Romano que tem em cima um coroa em muralha de oito torres de prata, em campo azul, cortado por faixa em ondas de prata; acima das ondas, três bastões de ouro, e abaixo delas uma busina de caça, estilo boiadeiro de ouro. Bordadura de prata carregada de oito pedras lapidadas , sendo quatro vermelhas nos cantos e as demais verdes alternadas. Como suportes, a direita um pendão de milho, e a esquerda uma cana de açúcar, entrecruzados, às quais se sobrepõe uma faixa azul contendo em letras de ouro o topônimo Governador Valadares, ladeado dos números 1888 e 1938.
O escudo romano foi o primeiro estilo introduzido em Portugal, por influência francesa e evoca a raça latina colonizadora e a principal formadora da nacionalidade brasileira. A coroa mural é o símbolo universal dos brasões de domínio, sendo que de prata, de oito torres apenas cinco são visíveis em perspectiva no desenho – classifica a cidade na segunda grandeza, ou seja, sede de comarca. A cor azul do canto do escudo é o símbolo heráldico da justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade, qualidade positivas que identificam o caráter do povo valadarense.
A faixa ondada de prata simboliza o Rio Doce. Na parte superior do escudo, acha se uma cruz “ton”, que é o símbolo religioso dedicado a Santo Antônio, padroeiro da cidade, que serviu de topônimo ao primitivo arraial nascido em 1888. Os bastões representam os três poderes que regem a democracia. Cada bastão é símbolo de poder, de mando de liderança, cuja presença do brasão de armas de Governador Valadares dá posição de destaque.
A buzina de caça evoca pecuária. A bordadura é o símbolo heráldico de favor e de proteção, indicando o privilégio das riquezas extraídas do solo do município. O metal prata, em que se representa a bordadura, é o símbolo heráldico de paz, trabalho e prosperidade.
Nos ornamentos exteriores, o pendão de milho e a cana de açúcar, lembram os produtores ávidos da terra dadivosa e fértil de Governador Valadares. A faixa azul contem topónimo e identificado do município de Governador Valadares, ladeado pelos milésimos 1888, ano da fundação do patrimônio e de 1938, ano de sua autonomia como município. (Extrato do texto da Lei Municipal 1.436/68)
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (AICS)