Estudantes de Valadares aprovam propostas culturais em plenária do Parlamento Jovem
Estudantes de Valadares aprovam propostas culturais em plenária do Parlamento Jovem
Publicado em 18/07/2025 14:08 - Atualizado em 22/07/2025 15:11
A Câmara Municipal de Governador Valadares foi palco, na última sexta-feira (18), de um momento marcante para a juventude da cidade: a plenária municipal do Parlamento Jovem de Minas Gerais, programa de formação política voltado a estudantes do ensino médio.
Ao longo da tarde, representantes de sete escolas debateram e aprovaram cinco propostas sobre o tema "Juventude e Direitos Culturais", que serão defendidas na etapa regional, em Ponte Nova (MG). Caso avancem, as proposições poderão chegar à plenária estadual, em Belo Horizonte. As datas das etapas regional e estadual ainda serão divulgadas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A sessão na Câmara de Valadares foi iniciada pelos estudantes Anderson Lima e Ana Maria Baeta, que destacaram o protagonismo juvenil e a importância do tema. “É com muita alegria que iniciamos esse momento especial em que a juventude da nossa cidade ganha voz, espaço e protagonismo. [...] Cada ideia trazida até aqui representa a visão da juventude de Governador Valadares sobre os desafios e possibilidades da cultura em nosso território”, discursaram.
O presidente da Casa, vereador Alê Ferraz, saudou a presença dos jovens e reafirmou a importância da política como instrumento de mudança: “É quando a gente percebe que é através da política, sim, que vamos poder avançar”. Ele ressaltou o compromisso da Casa em apoiar o programa, que já se consolida como espaço formativo para a nova geração.
A vereadora Gilsa Santos, responsável por trazer o Parlamento Jovem para Valadares, lembrou do início solitário da iniciativa. “Sonhar sozinho o Parlamento Jovem foi uma aventura dura. Hoje a gente pode sonhar junto, em parceria com os servidores da Casa, com apoio da presidência. A vida se faz com sonhos, gente. Então sonhem bastante, façam acontecer”, incentivou.
Também presente, a vereadora Sandra Perpétuo ressaltou que o programa é uma semente para o futuro da política. “Vocês, em breve, estarão ocupando nossos lugares. A cidade precisa de pessoas que acreditem e transformem a política. E, pra isso, é preciso estar dentro dela”.
Já o vereador Amaral do Povo reforçou a importância do engajamento jovem: “Fico alegre de ver o esforço de cada jovem representando sua comunidade e querendo mudança pra nossa cidade. É isso que dá sentido ao nosso trabalho”.
A professora da UFJF-GV, Flávia Carvalho, destacou o caráter estratégico do tema. “A cultura foi muito desvalorizada nos últimos anos. Se nossa legislação for colocada em prática com apoio da sociedade e do poder público, a gente consegue democratizar e fortalecer a cultura como pilar essencial para o desenvolvimento”, defendeu.
Após os discursos, os estudantes participaram ativamente das discussões, dividiram-se em grupos e apresentaram suas propostas na tribuna da Casa. A cada projeto, vereadores presentes orientaram e ajudaram no aprimoramento das ideias. Ao final, dez proposições foram aprovadas pelos próprios jovens e vão representar Valadares na etapa regional em Ponte Nova.
O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com câmaras municipais e instituições de ensino, e busca despertar nos adolescentes o interesse pela política, cidadania e direitos coletivos, a partir da escuta e da elaboração de propostas concretas. Em Valadares, o projeto ganha força com o apoio institucional da Câmara e o engajamento dos educadores e estudantes da cidade.
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (AICS)