Câmara discute impacto de linha de transmissão sobre lago e setor turístico
Passagem de linha de transmissão elétrica sobre o Lago do Vale pode inviabilizar projeto turístico em Valadares
Publicado em 21/03/2025 17:25 - Atualizado em 21/03/2025 17:45
Na tarde desta sexta-feira (21), a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para debater a passagem de uma linha de transmissão elétrica sobre o Lago do Vale, que fica próximo à Subestação Cemig, na Rodovia Rio Bahia. Na área está sendo executado um projeto turístico.
Proposta pelo presidente da Casa, Alê Ferraz (Novo), a audiência contou com a presença do responsável pelo empreendimento, Felipe Canedo Carvalho. Ele argumentou que a passagem da linha por cima do lago inviabilizará o projeto turístico e solicitou apoio da Câmara.
"Sabemos que a expansão de energia é de interesse público, mas é necessário dialogar e buscar alternativas para que se mantenha esse ativo natural que é de Valadares e região, e, ao mesmo tempo, possa passar a linha de transmissão e gerar a energia que o país precisa", ressaltou o empresário.
Mas, segundo ele, a empresa responsável pela implantação das linhas se recusa a conversar com os proprietários. "Minha vinda aqui tem a finalidade de explanar sobre o projeto turístico e pedir apoio para abertura de diálogo no Ministério de Minas e Energia e na Aneel, para que tenhamos chances de conseguir uma possível alteração no projeto, um pequeno desvio, para gerar a energia e manter o ativo natural, beneficiando a região de Valadares", explicou.
Os vereadores presentes na reunião manifestaram apoio à demanda e se comprometeram em buscar soluções para viabilizar o recuo da linha de transmissão. Também defendeu a proposta a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Betina Tassis: "Além da beleza natural, o local tem um grande potencial de turismo de aventura, e quando a gente perde um ativo desses, não tem como recuperar", frisou.
A representante do IEF e gestora do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, Rosane Nalon, alertou que caso a linha de transmissão passe pelo entorno da área do monumento, poderá comprometer a prática de voo livre na cidade, trazendo impactos negativos para o esporte e turismo local.
Além do presidente Alê Ferraz, estavam presentes os parlamentares Jackes Keller (PMB), Sandra Perpétuo (PT), Kátia do Betinho Detetive (PSDB), Ademar do Turmalina (MDB), Geisa Luana (PP), Lei do Mãe de Deus (PMB), Dandan Cesário (União), Amaral do Povo (Avante), Igor Erick (Mobiliza), Will Sirlei (PL).
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (AICS)