Audiência pública na Câmara debate criminalidade em Valadares
Segurança pública foi debatida na tarde desta quinta (27) no Legislativo
Publicado em 27/03/2025 18:30
Na tarde desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Governador Valadares foi palco de um importante debate sobre segurança pública. A audiência, solicitada pela vereadora Kátia do Betinho Detetive (PSDB), reuniu representantes das polícias Militar, Civil e Federal, além de entidades como a OAB-GV e Aadvog (Associação dos Advogados de GV), para discutir as crescentes preocupações com furtos, roubos e homicídios que têm sido noticiados diariamente na cidade.
Durante o encontro, o coronel da 8º Região da Polícia Militar, Paulo Henrique Carneiro Leão Cardoso, apresentou dados que indicam uma redução nos índices de criminalidade nos últimos dez anos. Entre os diversos assuntos abordados pelo militar, ele destacou que embora o número de moradores em situação de rua tenha crescido na cidade, não pode ser considerado um impulsionador da criminalidade no município. “Essa é mais uma situação de saúde pública do que de polícia”, ressaltou.
Além disso, foi debatida a necessidade da criação, em Governador Valadares, de uma Vara do Tribunal do Júri exclusiva para julgar homicídios, o que ajudaria a agilizar a tramitação dos casos e a garantir mais eficiência nas investigações e julgamentos.
Também estiveram presentes o comandante do 6º BPM, tenente coronel Wellington Campos, o tenente do Corpo de Bombeiros, Lucas Trindade, o chefe do Tiro de Guerra, Evandro Aquino Santos, o delegado do 8° Departamento de Polícia Civil, Vinícius Sampaio da Costa, o delegado regional Luciano Cunha de Lima, o delegado da Polícia Federal, Pedro Carneiro, e o secretário Municipal de Governo, Wilson Santos de Oliveira.
Ao final da audiência, a vereadora Kátia anunciou que finalizará a redação de uma Carta de Intenção para que todas as entidades presentes na audiência pública possam assinar o documento, que, em seguida, será enviado para os órgãos de segurança do município e do estado. A parlamentar também encaminhará a Carta para o governador de Minas Gerais.
O documento, segundo Kátia, visa reforçar a necessidade de ações concretas para garantir mais segurança à população valadarense.
Para ver a audiência pública acesse aqui.
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (AICS)