Reeleita para seu segundo mandato com 1.313 votos, a vereadora Gilsa Santos (PT) é uma das principais vozes da luta por justiça social, direitos das mulheres, da população negra e da periferia em Governador Valadares. Moradora do Morro Carapina, ela conhece de perto os desafios enfrentados pela comunidade e faz da sua atuação política um instrumento de transformação.
Filha de Antoniete Vitorino e Maria da Penha, e irmã de Gilberto, José Luiz e José Carlos, Gilsa tem a trajetória marcada pelo compromisso com a educação e os movimentos sociais. Graduada em História, é professora da rede estadual e militante do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUte), onde também integra o Coletivo Diversidade, Gênero e Negritude. Sua experiência inclui a atuação em escolas municipais e no antigo ProJovem Urbano.
Educadora popular, Gilsa é membro do Coletivo Quilombo e uma das idealizadoras do Coletivo Encrespa, iniciativas que promovem debates sobre identidade racial, cultura e empoderamento. Sua atuação comunitária também passa pela fé: como catequista, participa ativamente da Pastoral Afro-Brasileira, Movimento Boa Nova e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), além de ter coordenado a Pastoral da Juventude (PJ), sempre com um olhar voltado para os mais pobres e excluídos.
Sua caminhada política começou nas ruas e nos movimentos populares, defendendo os direitos da periferia e das minorias. Eleita pela primeira vez em 2020, Gilsa levou para a Câmara Municipal a luta por políticas públicas que garantam educação de qualidade, valorização dos professores, combate ao racismo, direitos das mulheres e inclusão social.
Agora, em seu segundo mandato, reafirma seu compromisso com o povo valadarense: seguir firme na luta por uma cidade justa, igualitária e com oportunidades para todos.