Câmara homenageia desembargadores e advogado com título de cidadania honorária
Desembargadores e advogado recebem título de cidadão valadarense na Câmara
Publicado em 10/07/2025 18:30 - Atualizado em 11/07/2025 18:08
Autoridades do Judiciário, representantes do setor empresarial e lideranças políticas - entre elas o prefeito Coronel Sandro e o vice-prefeito José Bonifácio Mourão - participaram, na noite desta quinta-feira (10), de uma solenidade especial na Câmara Municipal de Governador Valadares. O evento celebrou a entrega de títulos de cidadania honorária aos desembargadores Gilson Soares Lemes e Marcos Lincoln dos Santos, e ao advogado Gustavo Mota Fonseca. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Alê Ferraz.
A cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional pela Banda Lira 30 de Janeiro. Em seguida, Alê Ferraz subiu à tribuna e destacou o simbolismo da honraria:
“Hoje, a Câmara Municipal tem a honra de fazer essa homenagem a vocês, que, assim como eu, não tiveram a oportunidade de nascer em Governador Valadares. Não estamos falando de cargos ou títulos, mas de pessoas que têm a voz, a coragem e a caneta para usar o direito em defesa daqueles que mais precisam. É com esse espírito que Valadares e esta Casa os recebem como os mais novos filhos dessa terra.”
Pronunciamentos
Em seu pronunciamento, o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, natural de Elói Mendes (MG), se referiu à homenagem como um selo de compromisso de novas lutas em favor da cidade e de Minas Gerais, além de representar "ósculo de fraternidade dado de coração pelos representantes do povo dessa encantada e civilizada cidade de Governador Valadares".
O advogado Gustavo Mota Fonseca, de Caratinga (MG), compartilhou com o público o profundo vínculo afetivo que construiu com Valadares desde que chegou à cidade ainda criança, em 1986. “Esse título materializa o que já existia em meu coração: ser valadarense. Essa cidade não me deu apenas oportunidades profissionais, mas me ofereceu os maiores laços afetivos da minha vida. Que essa homenagem não seja o fim de uma caminhada, mas a confirmação do meu compromisso com Valadares. Agora, além de filho da dona Margareth, sou também filho da Princesinha do Vale”, afirmou ele.
Já o desembargador Gilson Soares Lemes, nascido em Coromandel (MG), destacou a ligação com Valadares por meio de sua atuação como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), período em que foi iniciada a construção do novo Fórum da cidade: “Foi uma luta incessante. Trabalhamos muito para conseguir o terreno, desenvolver e aprovar o projeto. Hoje, ao receber esse título, fico muito feliz por me tornar um conterrâneo de todos. Podem contar comigo: estarei sempre à disposição. Fizemos um juramento, e vamos honrá-lo. Esse título ficará guardado no coração para sempre!”, frisou o desembargador.
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (AICS)