Vereadores vistam Centro Socioeducativo

Jovem de 18 anos que estava internado na instituição foi brutalmente assassinado no ultimo fim de semana

Vereadores que integram a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CDHDC) da Câmara Municipal se reuniram, na manhã desta terça-feira (25/04), com parte da equipe diretora do Centro Socioeducativo (CIA), localizado no bairro Santos Drummond.  A visita ao local foi motivada pela morte de um jovem de 18 anos, brutalmente assassinado no último fim de semana. Foi o terceiro homicídio registrado na instituição somente neste ano.

Visita da Comissão aconteceu na manhã desta terça- feira

“A intenção e ver de perto o que está acontecendo para podermos ajudar. Este é um local para ressocialização, ou seja, recuperar esses jovens para a vida  adulta numa sociedade”, disse o Pastor Elias de Jesus (PSB), presidente da CDHDC.  Além dele, participaram da visita os vereadores Juninho da Farmácia (PDT), Jacob do Salão (PSB) e Dandan Cesário (PHS).

De acordo com o vereador Juninho da Farmácia, de imediato a Comissão deverá encaminhar uma solicitação ao Executivo para a recuperação da estrada de acesso ao CIA. “Constatamos que a via é um gargalo e que em caso de emergência, pode dificultar o acesso da polícia ou mesmo socorro médico. Também vamos avaliar o que pode ser feito para retomarmos as oficinas profissionalizantes dento da unidade”, comentou.

Administrado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o local foi construído com capacidade máxima para 80 internos. Segundo funcionários da instituição tem atualmente 130 adolescentes internados em quatro blocos. A Unidade de Valadares recebe menores de diversas cidades da região.