Vereadores pedem melhorias para o SAMU

Os vereadores Juninho da Farmácia (PDT) e Jacob do Salão (PSB), que integram a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da Câmara Municipal de Governador Valadares, visitaram, na semana passada, as instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Entre os problemas apontados pelos parlamentares estão as ambulâncias em péssimo estado de conservação e infraestrutura precária.

“Vamos encaminhar pedido de providências urgentes. Se trata de um serviço essencial para a nossa população e, no entanto, as condições de atendimento não são as ideais. É nosso papel de fiscalizar e pedir melhorias em prol da população. A unidade do Samu em Valadares ficou por vários anos abandonada e por isso encontra se sucateada. Precisamos da troca dessas viaturas e vamos procurar respostas junto aos governos estadual e federal” disse o vereador Juninho da Farmácia.

Para o vereador Jacob do Salão, a situação do Samu é grave. “Hoje não há estrutura apropriada para atender uma cidade do porte de Governador Valadares. Vamos apurar mais informações sobre as necessidades do Samu e cobrar as melhorias”, ressaltou o vereador após visita.

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Em Governador Valadares, a base do Samu funciona na rua São João, 350, Centro. A unidade que funciona 24 horas foi implantada na cidade em 2005.