Vereador propõe Audiência Pública para discutir problemas da saúde

Entre os assuntos que serão debatidos estão o surto de doenças como a dengue e o zika vírus e as obras paralisadas do Hospital Regional

Os casos de dengue, chikungunya, zika vírus e a superlotação do Hospital Municipal de Governador Valadares estão entre os temas relacionados pelo vereador Ênes Cândido (PMDB) ao justificar o pedido de Audiência Pública para discutir as questões relacionadas à saúde na cidade. No requerimento, apresentado e aprovado por unanimidade durante reunião ordinária do mês de março, o parlamentar ainda cita as obras paralisadas do Hospital Regional, a implantação do Samu Regional e a falta de repasses das transferências do Fundo Estadual de Saúde para o município.

Durante o encontro também será apresentado e discutido com a população a Instauração de Mediação Sanitária, uma medida alternativa de resolução de conflitos na área da saúde. “Essa prática (Mediação) trabalha na perspectiva da tríade Direito, Saúde e Cidadania, por acreditar que é possível a convergência do diálogo entre eles (Sistema de Saúde x Sistema Judicial),partindo do pressuposto de que a atuação solitária de quaisquer desses atores, que integram esse fundamental Sistema de Saúde, não contribui para a necessária efetivação do Direito à Saúde”, explicou o vereador.

Ainda sem data definida, Ênes Cândido disse que a Audiência Pública tem por objetivo ajudar a desafogar o atendimento em Valadares, referencia para os municípios da região. “A ideia é melhorar o atendimento à população. Hoje o Hospital Municipal está operando como Regional. Além disso, o município sofre com a falta de repasses, o que recai nas costas da administração os custos com a operacionalização do sistema de saúde da cidade e região. Isso se agrava com os aumentos dos casos de dengue, chikungunya, zika”, comentou.