Valadares ganha projeto para recuperação de nascentes

Aporte de R$ 1 milhão foi repassado ao município pelo Ministério da Integração Nacional por meio de emenda do deputado Federal Mário Heringer (PDT)

A Câmara Municipal de Governador Valadares sediou, na manhã desta terça- feira (28/03), a primeira reunião técnica para elaboração do projeto de recuperação de nascentes e preservação dos recursos hídricos em cinco distritos da zona rural do Município. Além dos vereadores, representantes do Instituto de Desenvolvimento do Norte Nordeste de Minas Gerais (Idene), Executivo Municipal e comunidades rurais participaram do evento.  O aporte, de R$ 1 milhão para a execução do projeto foi assegurado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Mário Heringer (PDT).

A proposta prevê a implantação de barragens com sistema de amortecimento de erosão por barraginhas, uma das tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva implantadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste (Sedinor) e sua autarquia, o Idene. Em Valadares serão contempladas as comunidades de São Vitor, Derribadinha, Baguari, Penha do Cassiano, Paca e distrito de Nova Floresta, que terá duas intervenções.

Até a próxima semana, representantes do Idene, irão visitar os locais selecionados para início da elaboração do plano de recuperação hídrica. A previsão é de que em até 45 dias todos os projetos já estejam licitados.  “Se trata efetivamente da primeira ação governamental para a recuperação da Bacia do Rio Doce em nossa região. Começamos a lutar por esse projeto bem antes da tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Samarco, quando o Rio Doce já estava em situação difícil. Para a nossa alegria o recurso veio e estamos preparando para licitar o projeto, que vai refletir diretamente na melhoria da qualidade e quantidade da água do Rio Doce” disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Costa, que juntamente com os vereadores Juninho da Farmácia e Betinho Detetive, ambos do PDT, se reuniram, na semana passada, com o Deputado Federal Mário Heringer, para discutir a liberação dos recursos para o município.

De acordo com o Idene, o governo do Estado vem investindo no combate aos efeitos da seca, com tecnologias instaladas no Norte e Nordeste de Minas Gerais, facilitando o acesso à água das regiões castigadas pela longa estiagem, diminuindo a demanda de caminhões-pipa nas cidades atendidas e melhorando as condições de vida dessas famílias. “Aqui nessa região também são percebidos os efeitos da estiagem prolongada. Nessas barragens, acumularão os sedimentos das enxurradas e direcionarão a infiltração da água das chuvas. Como consequência das ações haverá maior estabilidade do solo na área a aumento de acumulação de água”, explicou Leandro Patrício, da Diretoria de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Idene.