Mulheres são homenageadas na Câmara Municipal

Solenidade reconheceu o trabalho de 21 mulheres que contribuíram na defesa dos direitos da mulher na cidade

A noite foi de homenagens e emoção. A reunião especial para a entrega do diploma “Mulher Cidadã Bertha Lutz” agraciou 21 mulheres da cidade que contribuíram na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. A sessão solene aconteceu nesta quinta-feira (16/03), no Plenário da Câmara Municipal. Esta foi a 18ª edição do evento, instituído por lei municipal de autoria da então vereadora Elisa Costa (PT) e integrou as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março. Na semana passada, o Legislativo já havia prestado homenagens às servidoras que trabalham na Casa.

A sessão especial foi aberta pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Paulinho Costa (PDT), que deu as boas vindas às mulheres homenageadas.  Convidada, a banda de Música da 8ª Região de Polícia Militar (8ª RPM) também participou do evento. Em discurso na tribuna, a vereadora Iracy de Mattos (SD) lembrou as mulheres que se destacaram no país ao longo dos anos e criticou a Reforma da Previdência. “Não podemos aceitar que essa reforma penalize as mulheres como estão propondo”, disse.

Já Rosemary Mafra (PC do B) ressaltou o enfrentamento de todas as formas de violência contra a as mulheres. “Uma vida sem violência é um direito das mulheres. A violência contra as mulheres realimentam a violência geral na sociedade”, afirmou.

Bertha Lutz

O nome do prêmio é uma homenagem à bióloga Bertha Maria Julia Lutz (1894-1976). Ela foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil, responsável por ações políticas que resultaram em leis que deram direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos no início do século 20.

Mulheres homenageadas:

– Marcelina Júlia de Jesus