“Educar é o melhor caminho para prevenir.”

Projeto de educação antidrogas foi apresentado pelo vereador Jacob do Salão (PSB)

O vereador Jacob do Salão (PSB), apresentou durante a 5º Reunião Ordinária do Mês de Abril (07/04), Projeto de Lei Nº 350/2017 que dispõe sobre a criação e o incentivo ao Programa Antidrogas nas Escolas da Rede Pública.
De acordo com a proposta, que segue para tramitação nas comissões permanentes do Legislativo, as escolas públicas da Rede Municipal ficariam obrigadas a incluir, na elaboração de seus projetos políticos-pedagógicos, a realização de seminários, palestras, dinâmicas de grupos e simpósios com temas relacionados à educação e à prevenção ao uso de drogas e substâncias entorpecentes.
O texto estabelece ainda que a educação antidrogas dever ser oferecida de quinze em quinze dias, com duração de , no mínimo 20 minutos. Fica responsável a direção da escola pela escolha do tema, sendo admitida a substituição dos educadores por profissionais ou palestrantes que sejam engajados na causa.
“Nos últimos anos, o consumo de drogas vem aumentando assustadoramente em Governador Valadares. Com isso aumenta o número de roubos, assassinatos e latrocínios. Um aumento visível da violência causado pelo uso de substâncias entorpecentes”, disse o vereador Jacob do Salão.
Por conta disso, os professores, não somente do Ensino Médio, mas também, do Ensino Fundamental têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessa área.
Objetivo
O Programa Educação Antidrogas visa oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar aos educadores nos seus reforços que possam reduzir os danos à saúde e a vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc) em nossas comunidades.