Câmara promove acesso gratuito à internet

Uma solenidade programada para as 17 horas desta sexta-feira (27/04), no prédio anexo da Câmara Municipal, na Avenida Brasil, marca a retomada do  Programa Internet Popular em Valadares. O projeto de inclusão digital, cujo objetivo é facilitar o acesso à informação, pesquisas e trabalhos escolares, foi criado em 2007 pelo presidente do Legislativo, o vereador Paulinho Costa (PDT), mas estava desativado desde 2009.

A iniciativa conta com quatro computadores conectados à internet, no saguão do prédio anexo da Câmara, na Avenida Brasil, nº 3505. O horário de funcionamento será de 12h às18h de segunda a sexta-feira. “Ninguém vive sem informação e a internet é um importante canal para promover o acesso ao conhecimento”, disse Paulinho Costa.

De acordo com a Resolução 496/2007 que institui o Programa Internet Popular, para ter acesso aos computadores o cidadão deverá fazer um prévio cadastro. O tempo de acesso é limitado a 30 minutos para cada usuário, mas o prazo pode ser estendido, caso não hajam outras pessoas para usar o equipamento. Não é permitido acesso a conteúdos considerados impróprios.

Novos gabinetes

O evento marca ainda a inauguração dos três novos gabinetes no anexo do Legislativo. Até dezembro do ano passado as salas funcionavam em espaços alugados, num edifício comercial localizado na rua Peçanha. A medida faz parte do pacote de austeridade, anunciado pela mesa diretora da Câmara no início do ano.

Com a transferência dos três gabinetes para o prédio anexo, o legislativo estima economia aos cofres públicos de quase R$ 74 mil por ano, sem contar com o IPTU e Taxa de Resíduos Sólidos que somam um valor R$ 2,8mil.