Câmara discute situação do lixão de Governador Valadares

Vereadores, representantes do Executivo Municipal e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva de Governador Valadares (Ascanavi) e do lixão,  participaram de uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal para discutir a situação do lixão do bairro Turmalina. Durante a reunião, de autoria do vereador Geremias Brito (PSL), foram apresentados propostas para o tratamento do chorume (líquido resultante da decomposição do lixo).

“O objetivo desse encontro é discutir as consequências desse lixão a céu aberto para o solo, o lençol freático e a contaminação humana”, disse Geremias Brito, que no início do mês, participou de uma comitiva de vereadores que visitou o lixão. “São cerca de 78 famílias que trabalham no local em situação degradante. Precisamos mudar essa realidade”, observou.

Uma das propostas sugeridas pelo vereador é o uso de tecnologias de proteção e de recuperação do meio ambiente têm conseguido transformar o chorume em água pura.  “ Temos conhecimento de cidade que já adotam esse procedimento. Sabemos que 95% do chorume vira água e os outros 5% são transformados em resíduo, na forma de um lodo sólido, sendo que este resíduo pode ser utilizado em processos de compostagem para que sejam transformados em adubo orgânico”, revelou Brito