Audiência Publica discute permanência do 43º Batalhão

Unidade com sede no bairro Vila Isa, pode ser transferida para a Cidade de Guanhães, distante 70 quilômetros de Valadares

Ameaçado de ser transferido para cidade de Guanhães, no Vale do Rio Doce, a continuidade das atividades e operações do 43º Batalhão da Policia Militar (43ºBPM) em Governador Valadares será tema de audiência pública na Câmara Municipal. A proposta foi assinada pelos vereadores Coronel Wagner (PMN), Jacob do Salão (PSB) e Antônio Carlos (PT) e a reunião vai acontecer no dia 20 de julho, às 18h30, no Plenário do Legislativo.
“As informações que recebemos é de que a transferência da Unidade de Valadares seria necessário devido à articulações do Comando Maior da Policia Militar, que realiza estudos para uma nova estruturação das unidades”, disse Vagner Fabiano.

Para os vereadores que apresentarem o requerimento de audiência pública, a transferência do 43º Batalhão significaria perdas para Governador Valadares e região.

“Vale informar que estudos recentes mostram que Valadares é a quinta cidade mais violenta do estado. Caso isso venha a ocorrer o 6º Batalhão ficará responsável por toda a segurança da cidade”, observou o vereador Wagner Fabiano.
“ Nasci e cresci na região da Ibituruna. É  importante a permanência do 43º Batalhão de Polícia Militar de GV. Tive muitos amigos que perderam a vida nesta região. A instalação da Unidade contribuiu em muito para amenizar a falta de segurança.” Segundo o vereador Jacob do Salão.

Histórico

Por meio da Resolução 3.927, de 27 de abril de 2007, foram criadas na estrutura organizacional da Policia Militar de Minas Gerais novas regiões e unidades de execução operacional, dentre elas, o 43º BPM, com sede em Governador Valadares.

A área de responsabilidade territorial da unidade abrange hoje, além de 75 bairros e quatro distritos cadastrados de Governador Valadares, os municípios de Alpercata, Capitão Andrade, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Itanhomi, Marilac, Mathias Lobato, Periquito, Sobrália e Tarumirim.

Ate o final de dezembro de 2010, a sede da unidade funcionou em um imóvel locado, situado na rua Nízio Peçanha Barcelos, 1.196, no bairro Vila Isa, sendo transferida para a sede atual, no dia 21 de dezembro de 2010.
Mediante grande esforço, parceria e negociação com lideranças locais, foi assinado um contrato de cessão de uso gratuito (comodato) junto a superintendência do patrimônio da união e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), permitindo a utilização de imóvel localizado na rua Francisco Caetano Pimentel, 506, como nova  sede do  43ºBPM, sendo ponto estratégico do bairro Vila Isa, por margear a BR-116. Algumas reformas foram necessárias para que o espaço fosse utilizado corretamente. As adaptações do imóvel acontecem por meio de consórcio entre o Estado de Minas Gerais, municípios da área da unidade, conselhos comunitários de segurança publica e o empresariado local.
O imóvel que hoje sedia o 43º BPM é o mesmo que abrigou, às margens do Rio Doce, a tropa do 6º BPM no inicio da década de 1950. A unidade é comandada atualmente pelo Tenente-Coronel Fabricio Casotti.